Pular para o conteúdo principal

Season 1 - Episode 2


Fracassado 1

E chegamos ao nosso segundo capítulo. O que está mais fadado ao fracasso: nossas vidas (sim, presumo que se você lê isso também é um frustrado) ou o blog? Difícil questão.
Bom, nosso plano era escrever semanalmente, de preferência aos domingos a noite. Vez escrever pensamentos negativos, vez escrever pensamentos positivos (também chamados por mim de ilusão). Vez contar um pouco da nossa semana, vez contar histórias do passado. Vez trazer questionamentos filosóficos, vez trazer questionamentos de nossa própria existência (ok, o que não deixa de ser um pouco filosófico). Mas bom, isso só aconteceria em um mundo romantizado, onde as coisas saem como esperado.
Será que já temos leitores fiéis, que ficam esperando novos textos? Creio que não. É muito cedo para alguém se empolgar com nossa pobre vida, e querer ler mais um capítulo dela.
Mas voltando ao principal: a intenção era realmente essa. Trazer textos novos todas as semanas. Incrivelmente isso já fracassou. Meu querido amigo, o fracassado 2, não tem mais vontade de escrever. Isso me deixou extremamente surpreso, visto que escrever é sua última paixão. Creio que desanimou com o blog, pois apesar de estar na lama há alguns anos ele nunca deixou de ser um escritor. Espero que ele reconsidere essa decisão, já que ele é o principal astro deste humilde blog. Como já disse, num mundo romântico isso não aconteceria.
Se perguntou o que significa mundo romântico? Explico-lhe: mundo romântico é aquele em que tudo dá certo e no final, apesar dos pesares, saí tudo como planejado. É um mundo ideal, onde as coisas acontecem seguindo um princípio lógico. Você já deve ter assistido aqueles filmes românticos né?! O casal começa se apaixonando. De repente algo acontece, normalmente armação de algum terceiro, o que complica a situação dos dois. Mas no final, mesmo com tudo indicando o contrário, eles terminam juntos, "felizes para sempre".
Sim, o mundo romantizado é aquele dos contos de fada. o bonzinho se dá bem. o malvado se dá mal. Aquele que mesmo com as inúmeras dificuldades conseguimos vencer. Aquele que desistimos, mas persistimos e percebemos que valeu a pena.
Tudo bem os contos de fadas ser assim, afinal, é ficção em seu estado mais puro. Mas não dá para esperar isso da vida, já que ela é real. Não quero mudar sua visão de mundo, mas pare para pensar: o mundo é justo? Creio que sua resposta será não. A justificativa será baseada na corrente de pensamento que segue. Se for analisar do ponto de vista teológico, pensará que todo o sofrimento, todas as injustiças são causadas pelo homem, e que tudo é fruto do pecado capital de Adão. Apesar de ser bastante religioso, não acho tal explicação convincente. Se seu pensamento for mais mundano, dirá que é assim por que é assim, e não há motivos. É, por que é. simples!
No fundo no fundo o que realmente queremos saber é: Por que coisas ruins acontecem comigo? Essa é a questão principal. Não nos conformamos. Nem poderíamos. O pior fracassado é aquele resignado, e que deixa de tentar. O não saber é mortal, e traz revolta. Entender o motivo traz alento, mas a falta de explicação traz inquietude. Se buscamos respostas para todas as perguntas existentes é porque, por pior que seja, ela nos trará conforto.
Após essa revolta inicial o que nos resta é aguardar a tempestade passar. Mais que isso, navegar para fugir dela. Navegar. Navegar nesse barco que é a vida. Onde passamos por marolas, ondas estranhamente calmas e tranquilas. Mas passamos também por arrebentações, ondas extremamente fortes e devastadoras. Mas que naveguemos. Naveguemos nas águas deste mar. Naveguemos sem fugir. Naveguemos nas águas mais profundas, buscando sempre nosso lugar. Naveguemos sem medo de sonhar, sabendo que um dia a tempestade vai passar, e que mesmo que por um curto período, o sol brilhará. Que esse sentimento nutra nossa vida, e, mesmo nas horas difíceis, sigamos lutando. Há braços, e nos veremos em uma próxima oportunidade, se Deus assim nos permitir. :)


Fracassado 2

Hoje não. :(

Comentários