Fracassado 01 "Se é para o bem do povo e felicidade geral da nação, estou pronto: digam ao povo que "volto"!" Eis me aqui novamente, após um longo e tenebroso inverno. Neste lapso temporal em que o blog ficou largado às traças muita coisa aconteceu. Baseando-se nos primeiros post's, você acha que essas coisas foram boas ou ruins? Está certo aquele que disse ruins (Oh, é mesmo?!). Finalmente chegou o dia em que eu ouviria de um especialista aquilo que eu já imaginava há anos: Eu tenho depressão! Mais que isso, utilizando de um fascinante jogo de perguntas e respostas melancólicas chegamos à conclusão de que eu sempre tive depressão (Oh, é mesmo?)². E essa depressão crônica tem um nome: distimia, representada também pela sigla TDP (Transtorno Depressivo Persistente). É um tipo de depressão mais branda (o que não significa que não é ruim) que não é tão perceptível (o que não significa que não é ruim²), mas persistente (ok, isso significa que ela é ruim!). Ouvin...
Fracassado 01 O que leva o ser humano a ser o que é? Generalizando menos: o que te levou a ser o que é hoje? Até que ponto apenas a herança genética decide sua vida? Até que ponto apenas suas próprias escolhas definem sua vida? Estas são perguntas que me intrigam. Diferentemente do escultor que pode explicar a técnica utilizada para esculpir uma estátua, você não pode exprimir como se moldurou. Ao longo dos anos passamos por muitas coisas. Emoções diferentes. Sentimentos diferentes. Algumas coisas são esquecidas, mesmo que importantes. Nossa memória é falha e traiçoeira. As vezes inverte situações. As vezes nos mostra coisas que nem existem. Isso faz com que não possamos confiar 100% nela. Isso faz com que não possamos responder corretamente a primeira pergunta desse post. Nem a segunda. Nem a terceira. E nem a quarta. Quer ver? Responda-as hoje e anote tudo. Volte aqui em um dia de fúria e as responda novamente. Depois volte em um dia de extremo pesar por sua vida e mai...